Cada vez mais o mercado de Games ganha espaço no Brasil e no mundo atraindo fãs, players (jogadores) e profissionais da área de T.I. (tecnologia da informação).
Isso porque, o que antes era somente passatempo, se tornou profissão. E com excelentes perspectivas de ganho.
O Brasil vem sendo bastante assediado por empresas que desenvolvem games em todo o mundo, pois, possui um perfil essencial para o "criador de games": a criatividade.
Os apaixonados por games já perceberam que a forma de jogá-los evoluiu muito e esse avanço se deve, entre outros fatores, à criatividade de um profissional que imagina a história, desenha os personagens e cenários do jogo.
Ao longo dos anos, os jogos passaram por diversas mudanças. Na década de 80, por exemplo, a moda eram os jogos de plataforma, tipo Super Mario, um dos mais famosos. Nos dez anos seguintes games em 3D se tornaram a grande atração e, atualmente, os usuários estão se entretendo com MMORPGs, que são jogos online no formato RPG e com grande quantidade de jogadores.
Quem pretende seguir carreira profissional nessa área, não precisa saber trabalhar em todas essas etapas. O ideal é se especializar em apenas uma delas. Porém, para quem deseja liderar o processo de produção de um jogo, é essencial saber como funcionam todas as etapas.
O mercado de trabalho para essa área é bastante amplo. Isso porque engloba aplicativos para celular, web vídeo, complementação de produção, animação digital, produção videográfica e pós- produção.
E os salários? Um programador de games iniciante pode ganhar até R$ 2.000,00. Um experiente passa de R$ 5.000,00. E, se virar um Game Designer, o céu é o limite, porque existem poucos profissionais para ocupar todos os postos disponíveis.
Um dado importante, lançado pela Revista Info Exame de 14 de março de 2012, diz que o mercado dos games movimentou 125 bilhões de reais em 2011, um crescimento de 7% em relação a 2010. O faturamento vem desde a venda de jogos para consoles até aplicativos para smartphones.
Ou seja, se 2011 foi um ano ruim para a economia, o mesmo não aconteceu com as empresas que criam e distribuem games. Enquanto o mundo real aperta o cinto, os jogos eletrônicos batem recordes.
O sucesso do mercado de games fica ainda mais evidente, se comparado a outras formas de entretenimento. Lançado no final do ano passado, o Call of Duty Modern Warfare 3 faturou 775 milhões de dólares na primeira semana de vendas.
É mais do que a bilheteria de Harry Potter e as Relíquias da Morte, Crepúsculo e Transformers Segundo Guilherme Camargo, diretor de marketing da Microsoft e responsável pelo Xbox 360 no Brasil, "A popularização de games controlados por sensores atraiu um público mais amplo. Mulheres, idosos e crianças passaram a consumir games".
Uma informação importante é que para ser um programador não há necessidade de Ensino Superior, mas é essencial ter o Ensino Médio completo.
Enfim, ser um PROGRAMADOR DE GAMES é uma daquelas raras profissões onde você pode ganhar bem e se divertir ao mesmo tempo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário