quarta-feira, 25 de abril de 2012

O enigma da legião de secadores do Barcelona




Uma das coisas que considero mais interessantes nas redes sociais é a capacidade que elas têm de quase simultaneamente aglutinar sentimentos, pensamentos e posições de um grande número de pessoas. É quase como um sistema de monitoramento da consciência coletiva (ao menos de quem está inserido nessas mídias).
Apesar do número restrito, ainda considero os principais tópicos de discussão no Twitter e a propagação de ideias no Facebook uma amostragem válida. E, ao fim do duelo com o Chelsea que decretou a eliminação do Barcelona, notei que muita gente torcia contra o time de Messi. Não. A torcida do Chelsea no Brasil não é tão grande assim. Estamos falando do simples ato de 'secar' aquele time que não gostamos por esse ou aquele motivo.
As razões que fizeram tanta gente ter aversão ao jogo do Barcelona que me parecem confusas. Afinal, o jogo do time catalão é o mais bonito e o mais vencedor nas últimas três temporadas. Seria natural que todos que gostassem de futebol reverenciassem o talento de Messi e companhia. A realidade é bem diferente... Ao menos nas redes sociais.
Refleti bastante sobre essa pequena aversão coletiva ao jogo bonito do Barça e cheguei a conclusão de que muita gente não gosta do clube catalão justamente por essa supremacia técnica. Pelos toques de letra ou calcanhar. Pela escolha de levantar ao invés de cavar uma falta perto da área como todo mundo. Quem sabe seja pelos defensores do time não apelarem constantemente para um chutão para fora quando ameaçados pelo atacante adversário.

Qual seria o motivo para tantas pessoas secarem Messi e sua turma?
De certo modo, o triunfo do Barcelona desafia completamente a realidade do futebol no mundo. Afinal, o que vale é fazer três pontos. Ganhar é sempre mais importante e não é preciso, necessariamente, superar o adversário por meio da técnica. Pode ser jogando com o regulamento como em 99% das equipes do mundo. Ou na raça e na transpiração.
Não quero entrar no mérito sobre qual o jeito certo de vencer. Até porque isso não existe. Uma vitória é uma vitória. 'Ao vencedor as batatas' como prega a máxima de Quincas Borba no texto clássico de Machado de Assis.
Entretanto, vejo a legião de secadores do Barcelona formada de modo instantâneo logo após a eliminação do clube pelo Chelsea muito mais como um fenômeno social e psicológico do que meramente esportivo. Afinal, ninguém vinha jogando como eles. O meu time não joga assim. O seu também não deve jogar. Em suma, uma derrota do Barcelona reafirma o futebol do meu clube do meu coração. Mais: minimiza todas as falhas do momento atual do futebol brasileiro. Só de angariar tanta gente que torce contra e estabelecer esse padrão. O Barcelona de Guardiola segue sendo o maior vencedor de seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário