quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Depois de chacina a índios do MS, Luan Santana se recusa a fazer shows no estado

O cantor Luan Santana , 21 anos,
decidiu não mais fazer shows em seu
Estado natal, o Mato Grosso do Sul,
devido à situação dos índios Guarani
Kaiowás. Dias atrás, estourou na
mídia a notícia de que mais de 200
índios haviam sido assassinados.

De acordo com o jornal "Diário de
Pernambuco", a decisão de não
aceitar convites para fazer shows no
Estado, mesmo que com altos
cachês, é uma forma de boicote para
chamar a atenção pública para a
situação, considerada muito grave
pelo cantor.
Luan Santana é atualmente um dos
mais requisitados cantores da
música brasileira e um dos que mais
lucram com shows e vendas de CD e
DVDs no País. Recentemente, ele fez
shows em Portugal e Angola.
A denúncia da morte e do suicídio de
índios devido a questões políticas no
Brasil foi feita pela jornalista Eliane
Brum, da revista Época, e pelo
jornalista Bob Fernandes do "Jornal
da Gazeta".
Leia a declaração na íntegra
abaixo:
"Nos últimos oito anos, 250 índios
Guarani Kaiowás foram assassinados
no estado. No mesmo período,
ocorreram contra eles 190 tentativas
de assassinato, 49 atropelamentos e
176 suicídios. Ao menos um indígena
se suicida por semana! Acho que o
Mato Grosso do Sul não tem o que
festejar, mas cobrar uma dívida de
justiça com esses indíos. Peço
desculpas a meus fãs, ao meu povo
sul-mato-grossense, por recusar esses
shows, o que sempre foi uma razão de
alegria para mim. Porém, hoje, me
sinto envergonhado por ignorar a
situação dos Guarani Kaiowá e não
quero prosseguir como um cúmplice
silencioso desta violência. Como
último pedido, gostaria de ver menos
o meu nome nos trend topics do
Twitter e em seu lugar a divulgação
deste genocídio que, calados, todos
ajudamos a promover.
#GenocidioGuaraniKaiowa"


Nenhum comentário:

Postar um comentário