terça-feira, 14 de outubro de 2014

Ldkw news- Governo de SC libera recursos a municípios atingidos por granizo

O Governo de Santa Catarina anunciou nesta terça-feira (14) a liberação de recursos para municípios atingidos pela chuva de granizo que caiu na tarde de segunda (13) e atingiu cerca de 80 mil pessoas somente emLages, na Serra. O valor da verba não foi divulgado pelo governo. Segundo a Defesa Civil estadual, a liberação depende do levantamento dos municípios.

"O Fundo Estadual da Defesa Civil viabilizará os recursos para reconstrução do que foi afetado. Milhares de pessoas estão trabalhando em várias frentes para que o processo se desenrole com rapidez", afirmou o governador Raimundo Colombo, que chegou a Lages ainda na noite de segunda.

Conforme a Defesa Civil, o prejuízo total causado pelo temporal ainda não pode ser dimensionado com precisão. "Nós temos um sistema de pronta-resposta para atuar de imediato e a comunidade terá todo o apoio do setor público", afirmou Colombo.O secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, informou que o radar meteorológico de Lontras, no Vale do Itajaí, registrou a presença de tempo instável. "Ele vinha dando alertas desde a tarde de ontem (segunda), de forma que pudemos avisar as defesas civis municipais. O granizo e o vendaval são os mais difíceis de gerenciar risco, pois acontece em poucos minutos e provoca estragos rapidamente".O governo estadual adquiriu 20 mil telhas, que estão sendo loadas para as famílias afetadas. Segundo Moratelli, as equipes mobilizadas passarão de casa em casa para verificar os danos sofridos pelas famílias e disponibilizarão o número necessário de telhas.Num primeiro momento, a prioridade é ajudar as pessoas no restabelecimento de suas residências. Depois, os esforços serão direcionados para as estruturas públicas. As escolas das redes municipal e estadual devem permanecer fechadas pelo menos até quarta (15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário