quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Reino Unido pode encarar "chuva vermelha" Fenômeno ocorre quando poeira do deserto se junta às nuvens, o que muda a coloração da água.


Reino Unido pode encarar

Que a água não tem cor todo mundo sabe, mas as pessoas que moram no sudeste do Reino Unido podem encarar algo bastante raro: uma chuva vermelha. Segundo os meteorologistas locais, o fenômeno é esperado para o Dia das Bruxas (31) e pode elevar as temperaturas para até 20 graus Celsius — algo incomum para esta época do ano.
Apesar de o fenômeno parecer misterioso e maléfico, a causa é muito simples. Isso acontece quando a poeira vinda do deserto — neste caso, ela vem da África — se mistura com a umidade das nuvens. Com isso, a água da chuva acaba mudando de cor, ganhando um tom que varia entre o marrom-claro e o bege.
Esse tipo de precipitação também já foi conhecido como “chuva de sangue”, já que os povos antigos não tinham conhecimento da causa de algo tão raro e surpreendente. Por conta disso, eles acreditavam que o fenômeno era um presságio de mau agouro.
Contudo, ainda não se pode afirmar com certeza que a chuva vermelha vá acontecer, pois ela se trata de uma previsão meteorológica — ou seja, é suscetível a erros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário