sexta-feira, 2 de março de 2012

(Fonte da imagem: WallDesk) Uma equipe de cientistas desenvolveu uma tecnologia que permite trançar ondas de rádio, para que elas possam transmitir um número de canais simultâneos “potencialmente infinitos”. Eles conseguiram isso torcendo as ondas de

(Fonte da imagem: WallDesk)

Uma equipe de cientistas desenvolveu uma tecnologia que permite trançar ondas de rádio, para que elas possam transmitir um número de canais simultâneos "potencialmente infinitos". Eles conseguiram isso torcendo as ondas de rádio sobre o seu próprio eixo à medida que viajam, como na forma de um macarrão parafuso, enquanto se movem para frente.

Dr. Fabrizio Tamburini, um dos pesquisadores, explicou ao PhysOrg que em uma perspectiva tridimensional, essa torção parece um feixe em forma de macarrão. Cada uma dessas "vigas retorcidas" pode ser gerada de forma independente, propagando e detectando muitas frequências da mesma banda, comportando-se como canais de comunicação independentes.

A equipe demonstrou a técnica em Veneza, transmitindo duas ondas de rádio torcidas na banda de 2,4 GHz, a uma distância de 442 metros. Os pesquisadores afirmam que será fácil adicionar mais ondas torcidas para aumentar o número de sinais que podem ser enviados simultaneamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário