Rio -  Para interpretar 'Heleno', o craque botafoguense da década de 40, Rodrigo Santoro se entregou de corpo e alma, literalmente. Além de ter suado a camisa para levantar os R$ 12 milhões da produção, é emocionante a interpretação do galã, principalmente na fase decadente do jogador.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Rodrigo perdeu 12 quilos para viver Heleno de Freitas adoecido — o jogador contrai sífilis e morre esquecido em uma clínica no interior de Minas. Sem considerar a construção do enredo, as sequências de Rodrigo valem o preço do ingresso e ele leva o filme nas costas.

Não é à toa que esse já é apontado como um dos melhores papéis de sua carreira.

Destaque também para a fotografia em preto e branco, que garante o charme romântico da época, mostrando a beleza e o glamour dos grandes bailes no Copacabana Palace, que, entre os boleiros (numa época em que eles não eram valorizados como hoje), apenas Heleno frequentava.

Advogado, com família bem estruturada e rico, ninguém entendia por que ele se transformou em jogador de futebol. Mesmo com a profissão pouco valorizada, ele não negava a sua origem: levava uma vida boêmia e sofisticada, e usava seu lado sedutor para mexer com os corações, principalmente de sua mulher, Silvia (Alinne Moraes).

Contado em duas épocas para lembrar as fases de glória e a de destruição, o filme do diretor José Henrique Fonseca, por mais que não seja explicitamente sobre futebol, peca pela falta de cenas com a bola rolando.

Os alvinegros e os fãs de futebol vão sentir falta dos golaços e das jogadas do polêmico atacante.